- Na prática
O multímetro como já foi dito, é um aparelho de medida que nos permite ler mais do que uma grandeza eléctrica.
Depois de tentar explicar as 3 principais grandezas eléctricas, vou-me virar para o principal objectivo deste tutorial, o Multímetro e como usa-lo.
O modelo que uso, é um DT-64 da Univolt, não é nada de especial mas serve bem para quem está a aprender este ofício.
Este modelo como se pode ver na imagem abaixo está envolvido numa borracha amarela protectora à volta do corpo de plástico, já a antever muitas quedas e não só, mesmo para protecção dos componentes electrónicos muito sensíveis.
Na imagem já se pode ter uma noção da aparência geral do multímetro, é claro que pode variar de modelo para modelo, as cores, os botões, o selector, as ranhuras etc.
Para começar, é preciso ter em mente uma coisa, é preciso saber o que vamos medir e como!!
Na 1º já se falou nisso, medições em paralelo e em série, e que volts se medem em paralelo, amperes em série, e Ohms fora do circuito e sem a presença de corrente eléctrica, mas no geral quase todos os multímetros têm aquele selector no centro.
Fica aqui uma imagem legendada:
Na imagem acima pode observar-se o display, o selector, e os terminais onde vamos ligar as pontas de prova que vêm com o multímetro.
Vou focar agora apenas o selector e os terminais, dado que o restante não interessa muito agora para aqui. Fonte: http://www.lilireviews.com/como-usar-um-multimetro/ Autor: Tiago neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário