quarta-feira, 9 de junho de 2010

MULTÍMETRO NA INFORMÁTICA 3

Lei de Ohm

Muitas vezes falada, a lei de ohm relaciona estas três grandezas.
A lei de ohm diz-nos que a diferença de potencial aos terminais de um fio condutor metálico, filiforme e homogéneo à temperatura constante é directamente proporcional à intensidade que a percorre.

A expressão matemática:

R=U/I

Também se pode dizer que:

P=U x I, ou seja, a potência em Watts, é igual ao produto da tensão pela intensidade.

Muito basicamente e só na intenção de dar umas luzes sobre electricidade, também existe o condensador, muito utilizado nas motherboards, placas gráficas, placas de som e afins. Os condensadores (e não capacitadores ou capacitores, como muitas das vezes aparece) têm a característica de armazenar cargas eléctricas, mas não vou adiantar muito mais, é um componente um pouco mais complicado, mas também muito importante!!!

É preciso ter em atenção que num multímetro, existem várias escalas de medição, e que essas escalas podem ser em corrente alternada e corrente continua, portanto convém saber se o que vamos medir é alternado ou contínuo, dentro de um computador temos unicamente corrente continua. No caso das resistências não interessa pois vamos medir sem haver carga eléctrica. Fonte: http://www.lilireviews.com/como-usar-um-multimetro/ Autor: Tiago neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário