Aqui encontramos um quadrante com várias opções à escolha, para as seleccionar basta rodar o selector.
O quadrante encontra-se dividido em várias partes, correspondentes ao que o multímetro pode medir, no meu caso, ele pode medir, tensões, intensidades, resistências, frequência, temperatura, capacidades, testar díodos etc.
Para o que se viu mais atrás, vai nos interessar apenas, as tensões, intensidades, resistências, e por ventura temperatura, se bem que não tem assim muito que saber.
Um dado muito importante e que importa reter, é que sempre que vamos efectuar uma medição, seja de corrente seja de tensão, devemos de saber o seguinte:
- Se é CC ou CA, e escolher adequadamente no selector.
- Ter uma vaga ideia do valor máximo possível que vamos medir, para que quando se vá medir se escolha o valor do selector mais próximo do que vamos medir. Por exemplo se formos medir 20V devemos de escolher sempre o divisor mais perto, sempre para cima, ou seja neste caso temos exactamente o valor 20V no selector, mas não vamos escolher, vamos optar pelo seguro e escolher o 200V. O procedimento é sempre este, seja que valor for, se não temos a certeza escolhes o maior no selector e vamos por indução em erro, Se for numa fonte de alimentação o divisor mais usado é o de 20V, pois as tensões são de 12V, 5V e 3.3V, neste caso o divisor de CC.
- Também é importante que se coloque as pontas de prova no sítio correcto.
Para se poder efectuar as medições são necessárias duas pontas de prova, uma com a cor vermelha, e outra com a cor preta.
Essas pontas são conectadas no multímetro numa parte especial, e que tem de se ver com muita atenção, pois ao mínimo erro e pode-se meter água.
Na imagem abaixo, a figura mostra precisamente esses terminais onde iremos ligar as pontas, repare que existe um terminal preto, e 3 vermelhos.
Quando se efectua uma medição coloca-se sempre a ponta de prova preta no terminal que diz COM, e nunca a movemos da li, pois a ponta que se move consoante o que vamos medir é a vermelha.
O facto de termos amperes de um lado e Volts/Ohms/frequência deve-se á principalmente á necessidade de que os amperes medem-se em serie e os volts em paralelo.
Da esquerda para a direita, o podemos ver um A por cima do terminal, e que nos diz que temos de medir amperes usando aquele terminal, mas tb nos indica em baixo que só aguenta até 20A durante 15segundos no máximo, e que não tem protecção de fusível, logo no campo de medida do multímetro seja em CA ou CC quando vamos medir mais de 200mA devemos de conectar a ponta vermelha neste terminal, e seleccionar no quadrante os 20A respectivos.
A seguir a esse temos um terminal que diz mA, quando o que vamos medir é inferior a 200mA, devemos de conectar aqui a ponta de prova, seja em CC ou CA, este está protegido por fusível, fusível este que pode fundir, e que mais à frente veremos como substituir.
Temos então o COM, onde ligamos a ponta de prova preta.
A seguir temos um único terminal que devemos de ligar quando vamos medir resistências, frequências ou tensões, tendo em atenção sempre a tenção que vamos medir, aqui tb não importa que seja CC ou CA.
Penso que a parte das ligações e de como preparar o multímetro para a medição já foi abordada muito resumidamente.
Vou agora mostrar os 3 quadrantes que são mais usados. Fonte: http://www.lilireviews.com/como-usar-um-multimetro/ Autor: Tiago neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário