A situação acaba se mostrando ainda mais delicada para micro-empresas recém constituídas, onde a preocupação com gastos iniciais é considerada como um fator decisivo na tomada de decisões. Convenientemente existem diversas alternativas gratuitas a softwares comerciais que podem suprir grande parte das necessidades básicas que uma empresa requisita para o controle do fluxo de suas informações (muitas dessas já apresentadas aqui no Dinx). Partindo desse ideal, podemos concluir que um empreendimento pode ser totalmente informatizado a um custo reduzido, sem haver necessidade de apelar para a pirataria de software.
Existem alternativas sem custos para quaisquer softwares que se possa imaginar: suítes offices, manipulação de imagens, editoração gráfica, antivírus, gravação de CDs e DVDs… Mas e quando o assunto é a gestão do empreendimento? Sabe-se que, para o total controle da empresa, é necessário haver um cadastro de clientes, fornecedores, controle de estoque, vendas, etc. Afinal de contas, existem bons programas gratuitos que realizam todo esse trabalho de forma eficaz? Felizmente sim.
Apresento abaixo uma seleção de 7 alternativas em software livre para gestão empresarial. Alguns deles possuem uma instalação simplificada, enquanto outros denotam um pouco mais de conhecimento em suas implantações (como os softwares que rodam em navegadores, os quais precisam possuir uma intranet presente). Perceba ainda que um programa open source oferece algumas vantagens adicionais em relação a um freeware, pois possibilita sua modificação para melhor se adequar aos objetivos propostos (obviamente exigindo um certo domínio da linguagem utilizada), além de geralmente possuir uma comunidade inteira envolvida em seu constante aperfeiçoamento.
Freedom-ERP – http://www.freedom.org.br
- Requisita o Java Runtime Environment (JRE) e banco de dados Firebird
- Roda em Windows, Linux e MacOS
B2Stok – http://b2stok.sourceforge.net
- Requisita PHP-Gtk2, módulo ACBrMonitor e banco de dados MySQL
- Roda em Windows, Linux e MacOS
Evaristo – http://www.m16e.com/opensource/mp-biz/index.html
- Requisita o Java Runtime Environment (JRE) e banco de dados PostgreSQL (na versão para Windows é incluído um assistente para instalação)
- Roda em Windows, Linux e MacOS
Stoq – http://www.stoq.com.br/pt-br/index
- Requisita banco de dados PostgreSQL e os módulos PyGTK, Psycopg, Zope.Interface, Python Imaging Library, Report Lab e PySerial
- Roda em Linux
Open Bravo – http://openbravobrasil.ning.com
- Requisita banco de dados PostgreSQL ou Oracle XE, Java Development Kit (JDK) e servidor Apache Jakarta Tomcat
- Roda em Windows, Linux, Solaris e MacOS
Abelo – http://www.colivre.coop.br/Abelo
- Requisita os módulos RCov e libferret; suporta vários bancos de dados, tais como PostgreSQL, MySQL, SQLite, dentre outros
- Roda em Linux
Gardénia – http://www.gotham.pt/site/content/view/18/32/lang,pt
- Requisita o Java Runtime Environment (JRE)
- Roda em Windows e Linux
Conhece algum outro software open source para gestão empresarial que não esteja constando aqui? Então não deixe de indicá-lo nos comentários abaixo!
Fonte: Dinx
Link: http://www.dinx.com.br/2009/11/softwares-open-source-para-gestao-empresarial/
Nenhum comentário:
Postar um comentário