quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dicas para comprar seu computador: Escolhendo o processador - Parte 2

processador (Custom)No segundo post da série Dicas para comprar seu computador (leia o primeiro post da série) explicaremos as principais características que você deve ter em mente ao comprar um processador.


Ao contrário do que muita gente pensa, o desempenh o de um processador não se deve somente a sua “velocidade”, ou seja, aqueles Ghz que você vê nos comerciais, mas a performance desses ch ips de silício depende de vários outros fatores como número de núcleos, memória cache e mais recentemente tem se dado importância ao TDP. Achou esses nomes meio hã… complicados ? Relax ;) Vamos ver o que siginifica cada um deles e de acordo com o uso que você irá fazer do seu com putador, indicaremos a melhor escolha.



intel (Custom) (2)


Daquelas 4 principais características a mais importante, sem dúvidas é a quantidade de cores ( de núcleos ) de um processador. Atualmente a maioria dos processadores vem como pelo menos 2 núcleos, isso significa que (a grosso modo) existem 2 processadores dentro de 1 só. Com o uso de mais de 1 núcleo as tarefas são dividadas para os dois


Muitas pessoas acham que o desempenho é divido por 2 também, mas não, os dois núcleos trabalham de forma totalmente independente ( com algumas exceções ).


Fizemos um artigo que explica bem direitinho como reconhecer se os processadores são Dual Core, Triple Core ou Quad Core através do seu nome.


Outra característica que importa é a memória cache do processador. “E processador tem memória?” Tem sim. É a memória cache L2.


Para entendermos o que é a memória cache do processador vamos entender o que é o Cache em si. Quando acessamos uma página na internet pela primeira vez ela demora a carregar, não é ? Quando você acessa essa mesma página pela segunda vez ela carrega muito mais rápido. Pois é, a informação ( imagens, html, flashs ) daquela página são salvos ( mesmo que você não perceba ) no seu computador para que quando você for acessar o site novamente, você não precise baixar o site todo, pois ele já estará no seu PC. O cache do processador funciona de forma parecida, só que ao invés de sites, imagens e flash ele guarda instruções e dados que estão sendo usados para que dá próxima vez que for usar eles, o processador não precise ir na memória RAM ( ir ao site ), baixar as instruções ( baixar as imagens, html… ) e processar (exibir), pois tudo que ele precisa já vai está nele.


amd (Custom)Hoje você encontra em processadores baratos ( leia-se Sempron e Celeron ) 256KB ou no mááximo 512 KB de cache L2. O mínimo de memória cache que se deve ter para ter uma boa experiência com o PC é 1 MB. Portanto, quanto mais memória cache, melhor.



Processadores com mais de um núcleo compartilham a memória cache, dividindo-a pelo número de núcleos do processador.



Depois de observar a quantidade de núcleos e de memória cache do processador, você deve deve observar seu clock, ou seja, sua velocidade, seus gigahertz. Sem sombra de dúvidas, quanto mais Ghz melhor. O porém de quanto mais melhor é que, quanto mais veloz for o processador mais ele vai esquentar e mais ele vai consumir de energia. Comprar um processador entre 2 e 3 Ghz já é o bastante.


Uma característica que ultimamente tem sido levada em conta é o TDP. O Thermal Design Power representa a quantidade máxima de energia que o sistema de refrigeração do computador precisa dissipar, em outras palavras, é a relação entre o quanto o processador esquena e o quanto o sistema de regrigeração ( cooler, water cooler ) consegue resfriar. Com um TDP alto, por exemplo 120 W, seu processador esquentará muito, comsumirá muito e fará com que a ventoinha do cooler gire ao máximo, provocando um aumento considerável de ruído. Portanto, quer ter um computador silencioso, que consuma pouca energia e esquente pouco, procure processadores com TDP baixo, até 65 W.


Para complementar esse post, fizemos um que explica a nomenclatura utilizada atualmente pela AMD e pela Intel nos seus processadores. Vale a pena dar uma conferida.


O Alexandre Ziebert, do Fórum PCs, fez duas série muiiito boas falando sobre os processadores AMD e Intel. Dê uma passadinha por lá ;)


Agradeço em especial ao Alan, da comunidade do Clube do Hardware que deu total atenção as minhas dúvidas e a todas as pessoas que responderam ao meu tópico.


Espero que este post ajude você a escolher seu próximo processador.

Fonte: IO Tecnologia
Link: http://www.iotecnologia.com.br/dicas-comprar-processador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário