Há algum tempo a maioria das pessoas só compravam seu computador baseados no “nome” ou na “velocidade” dos processadores. Quantos de vocês nunca ouviram um leigo usuário bradando “EU TENHO UM K6 II” ou então ao chegar na loja o cliente já estufava o peito e dizia “Me traga o computador que tiver o processador mais rápido”. Isso acontece até hoje.
Assim como os humanos, os computadores só funcionam bem se estiverem bem acompanhados, ou seja, não basta ter um processador fuderoso e ter apenas 256MB de memória, mas tudo deve está balanceado para que não haja gargalos no desempenho do compu tador. Portanto, desde já vamos acabar com essa história de que eu tenho um processador top de linha ou uma placa de vídeo ultra-hiper-tera potente, a partir de agora vamos pensar como um conjunto, em outras palavras, vamos dá a devida importância a cada componente do computador, do processador à fonte.
Outra coisa que se deve ter em mente antes de comprar uma máquina é saber pra que ela vai servir. Vamos fazer uma comparação entre um PC e um carro… Se você só precisa viajar a 80 Km/h pra que você vai pagar R$300.000,00 numa Ferrari que corre a 280 Km/h? Então pra que você investiria R$ 5.000,00 num PC que vai servir somente pra digitar textos, ler e-mails e jogar paciência ?
Você vai ter muitos filmes no PC ? Compre um HD enorme.
Você vai jogar no PC ? Invista em placa de vídeo, processador e memória.
Pretende fazer overclock ? Compre processadores e placas-mãe que tenham as opções destravadas.
Pense no sistama operacional que será usado… Será o Windows XP, Ubuntu, Windows 7? Dependendo de qual você escolher será necessário investir mais dinheiro ou menos no seu computador.
Comprar pronto ou montar o seu?
Há pontos positivos e negativos dos dois lados. Quando montamos nosso próprio computador, podemos customizá-lo da maneira que bem entendermos, seja comprando um gabinete irado ou usando um watercooler. Além de personalizar sua aparência, temos a vantagem de investir no que realmente necessitamos, seja em um HD mais espaçoso, seja num processador mais veloz.
Uma coisa que muita gente não sabe é que muitos fabricantes oferecem apenas 1 ano de garantia pelo CPU enquanto os componentes (principalmente HD e processador) têm garantia de 3 anos dada pelo fabricante e em certos casos como nos de algumas memórias a garantia delas é vitalícia. Neste caso vale mais a pena comprar peça por peça e ter a garantia integral do que ter apenas 1 ano dado pelo fabricante.
A maior vantagem em se comprar um PC prontinho na loja são os preços. Como essas grandes lojas (leia-se Casas Bahia, Insinuante, Carrefour…) compram centenas de PCs dos integradores, eles possuem bons descontos e têm condições de oferecer preços atraentes aos pobres consumidores.
Abraços!
Fonte: Io Tecnologia
Link: http://www.iotecnologia.com.br/dicas-comprar-computador/
Nenhum comentário:
Postar um comentário