Para usuários do Linux, a situação se mostrava ainda pior. Era praticamente impossível naquele tempo utilizar satisfatoriamente o MS Office na plataforma do pingüim. E, como se não bastasse, a falta de uma suíte robusta afastava possíveis utilizadores do sistema, muitos destes sendo empresas que tentavam fugir da pirataria e também dos gastos, mas que necessitavam em seu ambiente um bom processador de textos e planilha eletrônica.
Eis que surgiu na história o pioneiro em suítes multiplataformas, o StarOffice. Inicialmente desenvolvido pela empresa alemã StarDivision, foi adquirido pela Sun em meados de 1999, a qual liberou grande parte do seu código-fonte posteriormente. Com isso, surgiram rivais à altura da suíte MS Office, em especial o OpenOffice.org. Seguindo os passos do seu antecessor, serviu de base para diversas outras suítes, sem deixar com isso de inovar no mundo opensource.
Atualmente, os principais aplicativos gratuitos para escritório trazem consigo uma bagagem significativa que absorveram no decorrer de seus anos de existência: compatibilidade altíssima com os similares do MS Office, recursos equivalentes, além de aliar beleza e funcionalidade – tudo a um custo zero.
OpenOffice.org (BrOffice.org no Brasil) - http://www.broffice.org/
Patrocinada pela Sun, a suíte gratuita mais conhecida da atualidade deu seus primeiros passos após a liberação de grande parte do código-fonte de seu antecessor, o StarOffice 5.1. Além de possuir seu próprio formato (ODF, ou Open Document Format), o OpenOffice.org também oferece alta compatibilidade com os formatos do MS Office, além de agregar aplicativos que seu rival não possui.
No Brasil, devido a uma empresa do país já possuir direitos sobre a marca OpenOffice, o nome da suíte teve de ser rebatizado como BrOffice.org. Embora alguns acreditem que seja uma ramificação da suíte, o BrOffice.org continua sendo o representante do OpenOffice.org em nosso país, embora traga alguns recursos adicionais à população brasileira (um dos principais diferenciais é o dicionário com suporte às novas regras gramaticais).

BrOffice.org
Forks do OpenOffice.org (Forks são versões criadas de forma independente ao projeto original por ex-integrantes, devido muitas vezes a diferenças de ideais e objetivos):
- NeoOffice – http://www.neooffice.org/
- OxygenOffice Professional – http://sourceforge.net/projects/ooop
- Go-OO – http://www.go-oo.org/
IBM Lotus Symphony - http://symphony.lotus.com/
A suíte Lotus Symphony, da Lotus Development (hoje uma subdivisão da IBM) surgiu pela primeira vez na década de 80 como um sucessor da planilha eletrônica Lotus 1-2-3, com o intuito de concorrer com a AppleWorks da Apple, que ganhava prestígio e popularidade na época. Anos depois, em 2007, a suíte foi relançada gratuitamente pela IBM, oferecendo avançados recursos e um belo visual.
Baseado na plataforma Eclipse e com o núcleo proveniente do OpenOffice.org, o Lotus Symphony não deixa a desejar no quesito compatibilidade: suporta formatos do MS Office, Lotus SmartSuite e também ODF. Sua interface é intuitiva e impecável, oferecendo um visual que lembra um pouco o Microsoft Office 2007.

IBM Lotus Symphony
KOffice – http://www.koffice.org/
Essa suíte de escritório opensource faz parte do KDE, um dos ambientes gráficos mais populares no sistema operacional Linux, sendo ainda muito utilizada por diversos usuários. É simples, funcional e extremamente leve, possuindo uma razoável compatibilidade com formatos mais conhecidos. Recentemente encontra-se disponível também para Windows, através do projeto “KDE on Windows”, disponível em http://windows.kde.org/.

KOffice
SSuite Office – The Fifth Element - http://www.ssuitesoft.com/
Embora não seja muito conhecida, essa suíte gratuita apresenta muitas funcionalidades semelhantes às demais apresentadas, agregando ainda a característica de ser uma das mais leves. Peca pela compatibilidade mediana com os formatos mais conhecidos, além de não apresentar um visual tão belo quanto seus concorrentes. Por consumir pouquíssimos recursos, é uma boa alternativa para computadores mais antigos.

SSuite Office
Conhece mais alguma suíte de escritório gratuita? Não deixe de postar nos comentários!
Autor: Roberto Tadeu Fauri
Fonte: Dinx
Link: http://www.dinx.com.br/2009/09/alternativas-gratuitas-ao-microsoft-office/
Nenhum comentário:
Postar um comentário