O Gimp é um editor gráfico open source popular no Linux cujo suporte a Mac acaba de passar por uma revolução, incluindo dispensar o X11, passar a ter download oficial e oferecer um modo de janela única.
Até a semana passada, usuários de Mac que visitavam a página de downloads do Gimp eram dirigidos a outro projeto: o Gimp on OS X, que durante anos foi efetivamente a fonte de download da “versão oficial” para Mac e veio prestando bons serviços de oferecer executáveis deste aplicativo open source prontos para instalar em várias versões do Mac.
E enquanto a série 2.6 do Gimp foi a sua versão estável corrente, as instalações no Mac rodavam no X11, que em outros sistemas operacionais (como o Linux) costuma ser um componente essencial do ambiente gráfico, e no Mac é um ambiente gráfico à parte, com convenções diferentes e recursos à parte (até atalhos de teclado para operações comuns como copiar e colar eram diferentes).
Mas em 2012 bastante coisa mudou: com o lançamento do OS X Mountain Lion, o X11 deixou de ser instalado por default no Mac (embora possa ser instalado por meio do XQuartz).
Em paralelo o Gimp inaugurou em maio sua nova série estável 2.8, trazendo a há muito desejada opção por uma interface de janela única.
E nesta semana mais 2 fatos novos surgiram: com o lançamento do Gimp 2.8.2, a página de downloads do Gimp passou a oferecer diretamente um instalador para Mac em formato DMG, e a versão passou a não mais fazer uso do X11: agora a interface é nativa do Mac.
A instalação é da forma usual, mas se você não autorizou nas Preferências a execução de aplicativos não-assinados, talvez tenha que rodar o aplicativo pela primeira vez clicando nele (na pasta /Applications) com o botão direito do mouse e selecionando “Abrir”, para que apareça a possibilidade de autorizar a execução.
Já deu de testar e fazer algumas brincadeiras (inclusive ativando a opção “Modo de janela única” no menu Janelas, mas em 5 minutos o programa fechou inesperadamente 3 vezes, sinalizando que ainda vou continuar usando o Acorn por mais algum tempo antes de pensar a sério em voltar ao Gimp no Mac ツ
Mas mesmo com fechamentos súbitos a notícia é ótima e vou aguardar a possibilidade de experimentar a estabilidade de futuras versões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário