Diferenças entre os modelos existentes
A primeira preocupação dos que desejam comprar um computador é relacionada aos modelos disponíveis. Deixando de lado, por hora, categorizações por marcas e poder de processamento, vamos nos atentar aos tipos básicos que podem ser encontrados no mercado atual:
Desktops (computadores de mesa): É o equipamento que foi concebido para ser utilizado somente em um mesmo local. Apesar de serem encontrados atualmente modelos que possibilitam certa mobilidade, o objetivo principal de um desktop é de oferecer poder computacional em um lugar fixo (escritórios, escolas, residências…).
A principal vantagem encontrada em computadores desktops é o fato de que os mesmos agregam maior poder de processamento e funcionalidades com custo reduzido, comparando-os a similares portáteis. Além disso, oferecem maior facilidade em um possível upgrade (atualização de periféricos), caso o usuário desejar.
Notebooks (laptops): Os tradicionais computadores portáteis viraram sonho de consumo de muitos usuários, principalmente pela redução de valores que apresentaram nos últimos anos. Desembolsando uma quantia não muito exorbitante, uma pessoa pode ter em mãos um notebook razoável, com um bom poder de processamento e armazenamento, tudo agregado em um único equipamento e praticamente isento do temido emaranhado de fios (no máximo, há a necessidade do carregador de bateria, ou esporadicamente um cabo de rede).
Notebooks são muito atraentes devido à portabilidade que oferecem, mas enganam-se aqueles que acreditam poder adquirir um excepcional equipamento com baixo custo: uma máquina que suporta elevados recursos para execução de jogos e multimídia, por exemplo, custa praticamente o dobro de um computador de mesa.
Netbooks (subnotebooks): Inferiores em tamanho, valor e processamento, esses mini-notebooks viraram coqueluche entre os consumidores da atualidade. Oferecem ainda maior portabilidade do que um notebook, sendo, portanto, a escolha ideal àqueles que viajam muito e necessitam de um equipamento melhor que um palmtop.
O baixo custo e o tamanho compacto são considerados os principais atrativos deste tipo de equipamento. Então, não espere ter em mãos um computador robusto, com poder para executar aplicações que exijam muito processamento. Além disso, você não encontrará um leitor ou gravador de CDs, DVDs e Blu-Ray: sob a perspectiva desse tipo de computador, redução de medidas e valores é extremamente relevante.
Qual escolher: computador de mesa ou portátil?
Em uma realidade ideal, seria maravilhoso poder possuir os três modelos apresentados; mas, infelizmente, a questão financeira é, para muitos, um forte e vigoroso obstáculo. Portanto, apresento abaixo uma tabela com simples afirmações que você pode fazer a si mesmo, no intuito de decidir qual tipo de equipamento se enquadra melhor nas suas necessidades.
Desktop | Notebook | Netbook |
---|---|---|
|
|
|
Nas próximas publicações que darão seqüência à série, falarei sobre configurações de hardware e dos softwares pré-instalados (tais como sistemas operacionais, programas para editoração gráfica e de textos).
Fonte: Dinx
Link: http://www.dinx.com.br/2009/11/comprando-um-novo-computador-parte-1-desktops-notebooks-e-netbooks/
Nenhum comentário:
Postar um comentário