Depois de uns três meses de vida (um pouco mais, um pouco menos 2) já é possível ver claramente quem vai continuar firme e quem vai abandonar o navio. Isso é claro sem falar nos que já desistiram durante esse período.
E é entre esses que não desistiram apesar de (ou justamente por isso) descobrirem que blogar pode e deve ser encarada feito uma profissão como outra qualquer (dedicação, tempo, investimento, etc.) que algumas dúvidas aparecem e principalmente a necessidade de ter algumas ferramentas para agilizar as coisas se torna evidente.
Para quem já passou da fase das primeiras descobertas e está realmente interessado em se tornar um blogueiro de verdade, aqui vão algumas ferramentas fundamentais que vão ajudar e muito a ganhar tempo e principalmente fazer com que seu trabalho se torne mais profissional.
Lembrando que aqui estão ferramentas que eu uso e recomendo sem medo, pois sei que funcionam e que realmente ajudam. Claro cada um tem o direito de achar o que quiser e justamente por isso estamos em um blog, ou seja, os comentários estão abertos, não só para elogios, mas também para críticas.
1. Navegar é preciso!
(Em busca de um novo mundo – ou não – Imagem: Teatro Amador Pombal)
Não tem jeito, diga o que quiser, mas o Mozilla Firefox é o melhor navegador para quem realmente pretende ser o famoso blogueiro bombril (1001 utilidades) ou seja, aquele que escreve, cria layout, programa, etc. Tudo pelo social (ou quase).
Ok, agora para quem não quer perder tempo ou não tem o menor talento para programação ou webdesign, aí a coisa muda de figura.
Eu tenho dois navegadores preferidos, não escondo isso de ninguém. Um é o Firefox (por razões óbvias, já que trabalho tanto na área de programação, quanto com webdesign) o outro é o Opera (para quem não conhece, merece um teste).
Se você não se liga em programação ou não quer voltar seu trabalho nesse sentido, indico o Opera sem medo. Além de ser leve e rápido, o Opera conseguiu reunir em um só navegador (das abas em miniatura, a integração e compatibilidade com 99% dos scripts utilizados na web hoje) tudo de bom que um navegador precisa ter hoje em dia.
2. Qual a melhor plataforma para blogar?
Esta é uma pergunta que vem desde o início dos tempos (tá, desde que as duas principais plataformas existem). Todo mundo quer saber e quem usa defende a sua.
No meu caso, comecei no Blogger e depois passei para o WordPress, mas continuei usando os dois. E devo confessar, sou apaixonado pelo blogspot, mas também tenho que admitir, o WordPress é mais completo.
Que fique bem claro, quando digo WordPress estou me referindo ao WordPress.org e não ".com".
Se não fossem apenas as facilidades na hora de publicar e a qualidade quanto ao tema edição, talvez eu até poderia dar um empate. Mas o grande diferencial do WordPress pra mim ainda são os plugins e o fato de ter todo o código separado por páginas e poder editar essas páginas direto na web. Claro que é preciso um pouquinho de conhecimento em PHP, mas para quem quer mesmo, para fazer mudanças básicas no blog se encontra todo tipo de tutorial pela rede.
Estão sempre me perguntando isso, "qual a melhor plataforma?" e eu sempre respondo: Pra mim a melhor é WordPress.org. Mas se você vai começar agora e quer simplesmente saber se leva jeito para blogar, comece pelo Blogger. Se sentir que leva jeito mesmo, crie um blog para testes no WordPress.com e quando finalmente tiver leitores e perceber que precisa de "mais" passe para o WordPress.org com hospedagem própria e tudo o que tem direito.
Um único ponto que eu considero fundamental hoje em dia e que digo para todos os amigos (até mais que a plataforma inicial) é que se depois de um mês você ainda estiver empolgado com essa história de blog, compre um domínio com o nome do seu blog. Isso é muito importante e pode acreditar, você vai me agradecer no futuro.
3. Imagens fazem parte do seu dia!
Editar imagens se torna uma constante na vida de quem começa a blogar de forma mais séria e existem duas ferramentas que você pode usar, cada uma do seu jeito, mas as duas funcionando perfeitamente.
Para quem gosta de ter o programa instalado em seu computador e não abre mão disso, o PhotoFiltre é a sua escolha. Simples de usar e com tutoriais espalhados pela rede, você não vai ter dificuldades em começar a usar o PhotoFiltre e suas ferramentas básicas. Eu mesmo já escrevi alguns tutorias sobre ele faz algum tempo no meu outro blog (clique aqui para conferir).
Agora, se o seu negócio são ferramentas on-line e não ter nada instalado no seu computador ocupando espaço, uma boa pedida pode ser o FotoFlexer.
O FotoFlexer é um serviço de edição de imagens 100% on-line e que para quem precisa realizar pequenas tarefas, sem dúvida é o ideal.
4. Comunique-se mais e melhor!
Se comunicar, estar disponível e ter meios de entrar em contato com família, amigos, parceiros de trabalho e clientes é fundamental. E hoje, temos uma quantidade enorme de ferramentas de comunicação a nossa disposição (só não usa quem não quer).
Para começar, assim que você começa a usar a internet uma das primeiras coisas que você tem contato em matéria de comunicação é o serviço de e-mail.
Não tem jeito, uma vez que a maioria ainda usa Windows, consequentemente o Explorer como primeiro navegador, acaba por cair direto no Hotmail.
Nada contra, sinceramente, mas se você quer ganhar tempo e ter um serviço mais "limpo" te recomendo o Gmail (simples e fácil de usar, além de ser confiável).
Claro que um serviço de e-mail é só o começo. Se você quer levar esse trabalho de forma mais séria é bom começar a entender e usar algumas outras ferramentas.
Prepare-se para fazer do "bate-papo" (tanto do hotmail, quanto do gmail) uma atividade corriqueira.
Agora, se você quer realmente dispor de um meio de comunicação para seus contatos, não tem jeito, o Skype é sua opção e não dá para fugir disso.
Resumindo, o Skype é como se fosse um telefone que você não paga porque utiliza a sua internet como linha.
Para usar o Skype, tudo o que você precisa é de um microfone e que tanto você, quanto com quem você vai conversar, tenham uma versão do programa instalados no computador. Como o programa é gratuito e muito fácil de usar, não perca tempo e já instale o seu (em outro texto vamos falar um pouco mais sobre o Skype ok?).
5. Editor de texto é sinônimo de praticidade!
Se você ainda usa a área de edição de texto do Blogger ou do WordPress está na hora de pensar diferente. Praticidade é fundamental meu amigo. E não adianta ficar aqui falando muito, você precisa experimentar para ver. Hoje existem pelo menos duas opções quando o assunto é editor de texto, as quais já testei e recomendo de olhos fechados.
Windows Live Writer – Um editor completíssimo que entre outras vantagens te proporciona a edição direta no layout do blog. Ou seja, você já sabe como o seu texto vai ficar no blog antes mesmo de publicá-lo.
Zoundry – O Zoundry é um editor também completo, mas eu utilizei pouco e confesso que não me adaptei muito bem. Mas isso é uma coisa minha, porque o Zoundry é muito bem falado e indicado por muitos blogueiros com bastante tempo de estrada. Então vale conferir.
6. O tempo é tudo o que somos?
(Quanto tempo o tempo tem… – Imagem: ReadWriteWeb)
Não sei se concordo, mas acho que pelo menos em matéria de internet a resposta para esta pergunta é SIM!
O tempo é tudo que somos e se quisermos chegar a algum lugar precisamos administrar o nosso tempo da melhor maneira possível. E para tal tarefa existem ferramentas que resolvem o caso sem problemas.
Google Agenda – O Google Agenda é na verdade uma espécie de secretária que tem a única função de te lembrar de cada compromisso seu. Já escrevi sobre o Google agenda no blog Ikaro Brasil (Google Agenda: Organize o Seu Tempo Online e Na Vida Real).
Remember the Milk – O Remember the Milk é um organizador tanto para o seu tempo, quanto para as tarefas que você tenha programadas, seja só ou em grupo. Simples e eficiente, o único "ponto fraco" ao meu ver é o fato de ter que instalar em seu computador e ficar preso a isso. Sinceramente não usei tanto assim para saber exato como funciona tudo (o Google Agenda me pegou). Mas para quem quiser conferir… Funcionar eu sei que funciona!
7. Que tal tudo em um só lugar?
Se você não sabe o que é um Feed não sou eu que vou te explicar!
Assista ao vídeo abaixo e aprenda de uma vez:
Agora que você já sabe o que é um Feed, vamos tratar de ter o melhor leitor. E o melhor leitor de Feeds na minha opinião é o Google Reader. Sem mais!
Pois bem amigos, estão aí algumas das principais ferramentas gratuitas que eu uso e recomendo não só para quem está começando, mas também para quem já tem tempo de estrada.
Da plataforma até o leitor de feeds, espero que agora você não tenha mais desculpas e use aquilo que te ajude de verdade
Fonte: Linketal
Nenhum comentário:
Postar um comentário