Quem é programador se preocupa com a velocidade da digitação. "Catar milho" é algo muito ruim para um programador, tanto quanto o "letra, letra, letra, backspace, backspace, letra, letra, backspace". Então darei algumas dicas bem simples de como você pode melhorar significativamente sua digitação.
Posicione as mãos mais próximas do centro
Isso ajuda (e muito) a melhorar o uso do dedinho (ou "mindinho", como alguns chamam). No meu caso, por exemplo, o problema sempre foi com o dedo anular e o mindinho direitos. Eu nunca o usava. Mas, colocando a mão direita mais ao centro do teclado (com o indicador mais próximo do 'g'), é muito difícil não usar esses dois dedos.
Então, se você sente que não utiliza todos os dedos como deveria, experimente verificar se uma de suas mãos (ou ambas) não estão tentando "fugir" para algum lado.
Se quer outra dica, creio que o ideal seja posicionar as mãos de forma que o indicador esquerdo tenha fácil acesso ao 'g' e o indicador direito tenha fácil acesso ao 'h'.
Use os "shifts" corretos
A maioria das pessoas que conheço são viciadas em algum dos "shifts" do teclado. Alguns só usam o lado esquerdo, outros só usam o lado direito. Pois bem, se você tem aquela mania de escrever 'J' com o mindinho no shift e o indicador no 'j', por exemplo, saiba que essa não é a maneira ideal. Sabe por quê? Porque você faz bastante esforço com uma das mãos enquanto deixa a outra ociosa. Se você quer realmente ser veloz, tem que botar as duas para trabalhar.
Então, acostume-se a usar o shift certo. Policie-se. Você tem cada letra maiúscula nos seus textos para treinar. Certifique-se de estar usando o shift do lado oposto ao lado da letra que deve ser maiúscula (ou aos sinais e acentos, se for o caso).
Aprenda a usar a tecla control
A tecla control dá uma função especial às teclas direcionais (as setinhas): ela faz a seta à esquerda voltar ao começo de uma palavra, e a seta à direita ir ao fim da palavra. Experimente abrir um editor de textos agora e brincar com isso.
Usando esse macete, voltar 4 palavras, por exemplo, fica muito mais rápido. E o mesmo acontece para "comer 4 palavras". Experimente usar control + backspace!
Teclas de atalho. Ah, as teclas de atalho...
Sem elas não dá pra viver. Se você não as domina, o mouse dominará você.
Não darei aqui nenhuma lista de teclas de atalho por que, já que estou falando com programadores, cada um usa o editor de texto que quer. Então não faz sentido eu tentar listar algo por aqui.
Mexa menos as mãos
Isso é óbvio, e espero que você tenha atentado para isso, já. É extremamente característico dos "catadores de milho" mexer as mãos de um lado para outro do teclado (já que, geralmente, usam apenas os dedos indicadores), desenfreadamente. Os que fazem isso há anos (misericórdia!) chegam a pensar que digitam rápido, pois tem muita experiência com os cotovelos. Mas isso está, claro, bem longe do correto.
Você poderá ter uma idéia de quão bem digita vendo o quanto mexe os braços. Usando o macete de centralizar as mãos e, claro, procurar usar todos os dedos de cada mão, você certamente digitará mais rápido e com mais conforto. Se você é um "catador de milho", talvez demore para se acostumar. Mas, acredite, vale muito a pena.
Fonte: O Programador Linux
Link: http://oprogramadorlinux.blogspot.com/2009/11/dicas-simples-para-melhorar-digitacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário