terça-feira, 4 de agosto de 2009

Qual a diferença entre processadores 32 e 64 bits?

Quando comparamos um processador de 32 ou 64 bits, na maioria das vezes a pergunta é: O processador de 64 bits é mais rápido que um de 32 bits?

Quando falamos dos bits do processador na verdade estamos falando de seus bits internos, que representa a quantidade de dados e instruções que poderá ser executada simultaneamente.

Um chip que trabalha com 64 bits consegue trabalhar com uma quantidade maior de dados de uma vez, não quer dizer que vai ser mais rápido que o de 32 bits, mas dependendo da quantidade de dados o processador de 32 bits terá que fazer “2 viajens” ou mais, tornando-o mais lento. Mas editores e planilhas trabalham com uma quantidade de dados suportável a qualquer um dos dois processadores. Você vai sentir realmente uma boa diferença quando utilizar aplicações gráficas em 3D ou programas como AutoCad que exige mais do processador, aí um processador 64 bits mostrará a que veio, devido a sua elevada capacidade de processamento.

Mas como um processador de 64 bits trabalha quando utilizamos um programa desenvolvido para 32 bits? O processador de 64 bits simula esses 32 bits quando usatilizamos um programa desenvolvido para apenas 32 bits.

Para aproveitar o máximo que um processador de 64 bits tem para nos oferecer, você deverá também ter um hardware e um Sistema Operacional compatível, não vai querer colocar um processador de 64 bits em um Windows XP de 32 bits que ele não vai fazer milagres. Você deverá ter no mínimo 512 MB de memória, bastante espaço no HD e uma placa de vídeo no mínimo de 128MB.



Fonte: Danilo - desenvolvimento web
Link: http://e-fabrica.com/blog/2009/08/01/qual-a-diferenca-entre-processadores-32-ou-64-bits/

Nenhum comentário:

Postar um comentário