BIOS - Parece até algo relacionado a Biologia, não é? - Não é isso. Mas a BIOS define grande parte da saúde do seu PC, principalmente as configurações que você define. É ele que define quais são seus discos rígidos, se há ou não unidade de disquete e qual é a velocidade do seu processador. Diga-se, de passagem, que a BIOS é apenas configurada por técnicos. É verdade até certo ponto, já que são configurações que afetam seu sistema.
O nome BIOS é uma sigla - Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). Ele é um programa minúsculo enxertado na placa-mãe, numa memória permanente e é automaticamente executado quando ligamos o computador. Ele é o responsável por definir as configurações de hardware de uma máquina e também por iniciar a carga do sistema operacional.
O BIOS se divide em duas partes, o Setup (onde se fazem as configurações de hardware) e o POST (Power On Self Test, uma bateria de testes feitos nos componentes antes de se iniciar o sistema operacional, para ver se tudo está em ordem antes de se usar o computador). Uma pequena memória, de nome CMOS, guarda todas as configurações feitas sobre os componentes - as configurações feitas no Setup.
Como ele entra em ação:
Liga-se o computador;
O BIOS ativa a memória CMOS para saber a configuração dos dispositivos. Essa configuração é feita pelo usuário. Enquanto isso, procura por dispositivos (teclados, mouses, placas, discos, memória, etc).
O POST (teste de inicialização) começa. Ele testa todos os componentes essenciais para se ligar o computador (disco rígido, memória RAM, drive de disquete e CD/DVD, teclado, mouse, etc). Se alguma coisa falhar, sinais no monitor ou bipes são soados pelo alto-falante da placa-mãe para que você corrija o erro e reinicie o computador. Se isso ocorrer, volta-se ao passo 1. Se nada estiver falhando, passa-se para o próximo passo.
BIOS de outras placas são iniciados (placa de vídeo, por exemplo) para funcionarem por sua conta e risco.
O BIOS é copiada para a memória RAM, para acelerar o processo e evitar erros.
O BIOS começa a procurar discos rígidos e ver se algum deles tem algum sistema operacional instalado. Se houver (o registro de inicialização está gravado no primeiro setor, então fica fácil (MBR)), o BIOS carrega o sistema operacional.
A partir daí, o sistema operacional comanda as ações.
Desde o acionamento do botão liga/desliga e o início do carregamento do sistema operacional, todas essas operações são feitas. Leva-se de 5 a 15 segundos para isso.
A BIOS pode ser configurada para que o computador inicie a partir do disco rígido ou unidade de CD/DVD. Ou ainda de uma unidade removível (pendrive). Se isso for configurado, o passo 6 não procurará por discos rígidos, e sim por unidades de CD/DVD ou pendrives. Se o BIOS não achar sistemas inicializáveis nos pendrives ou CD/DVDs, um erro será mostrado ou o BIOS tentará iniciar de algum disco rígido com sistema operacional instalado.
Como é a memória de um BIOS? Onde se encontra na placa-mãe?


E como configurar a BIOS?
Geralmente, quando você liga o computador, você vê umas mensagens. Junto delas, você verá uma mensagem escrita Press DEL to enter SETUP. Ou seja, nesse ponto, aperte a tecla Del ou Delete do seu teclado. Na maioria dos computadores você verá essa mensagem. Em alguns, você deve apertar F8 ou F1. Fique atento.

A tela inicial pode variar de computador para computador.

Embora ensinemos como entrar na BIOS, não recomendamos que você a configure. Essa configuração só pode ser feita por usuários avançados e técnicos.
Bom, um pequeno programa embutido na placa-mãe mantém seu computador com saúde. Mas ainda não falamos do chefe, do cabeça das operações. Continue acompanhando os próximos artigos para saber quem é esse.
Autor: Rodrigo Justi
Fonte: Segredos da Informática
Link: http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário